Brasão da Prefeitura Municipal de São Pedro da Aldeia.

Trabalho e desenvolvimento

Ações do Programa Saúde na Escola contemplam alunos dos bairros São João e Colina

Por Gabrielly Costa em 13/09/2018
Imagem da Notícia: A Prefeitura de São Pedro da Aldeia promoveu, durante a semana, as atividades do Programa Saúde na Escola (PSE) em mais três unidades escolares do município. As ações chegaram à E. M. Aurelino Martins dos Santos, no bairro Colina, e E. M. Dulce Jotta de Souza, no São João, mobilizando mais de 600 alunos. Promovida pela Secretaria de Saúde com o apoio da Secretaria de Educação, a iniciativa passará pela E. M. Profª Dulcinda Jotta Mendes, também no bairro São João, nesta sexta-feira (14).

A Prefeitura de São Pedro da Aldeia promoveu, durante a semana, as atividades do Programa Saúde na Escola (PSE) em mais três unidades escolares do município. As ações chegaram à E. M. Aurelino Martins dos Santos, no bairro Colina, e E. M. Dulce Jotta de Souza, no São João, mobilizando mais de 600 alunos. Promovida pela Secretaria de Saúde com o apoio da Secretaria de Educação, a iniciativa passará pela E. M. Profª Dulcinda Jotta Mendes, também no bairro São João, nesta sexta-feira (14).



A coordenadora de Saúde Preventiva da Secretaria de Educação, Maria Regina Silveira, destacou a importância do “Saúde na Escola”. “O PSE é um programa muito importante para todos nós da Educação, porque vemos que a abordagem promove uma conscientização para os nossos alunos, trazendo informações que muitos deles desconhecem. Isso faz com que cada estudante seja multiplicador desse conhecimento na sua casa e no bairro”, salientou.



A coordenadora do Programa Saúde na Escola da Secretaria Municipal de Saúde, Luciana Bueno, também acompanhou de perto as visitas. Ao todo, o PSE passará por 30 escolas da rede municipal de São Pedro da Aldeia, levando atividades com temas diversos. O trabalho nas três unidades escolares aconteceu nos períodos da manhã e tarde, atendendo todas as turmas.  



Nas ocasiões, foram ministradas palestras sobre o combate ao aedes aegypti pelo guarda de endemias Alexandre Petra. Dentre os assuntos abordados, estiveram o ciclo de vida do mosquito, os vírus transmitidos por ele, como a dengue, febre amarela, zika e chicungunha, e os sintomas de cada doença. Os estudantes receberam orientações sobre os cuidados necessários para evitar a proliferação do mosquito e esclareceram dúvidas.



A diretora adjunta da E. M. Dulce Jotta de Souza, Beatriz Marins, falou sobre a expectativa acerca do projeto. “É muito importante trazer para os alunos esse tipo de informação e nós esperamos que eles levem para a família, assim toda a comunidade será alcançada com os conhecimentos adquiridos aqui”, comentou.  



A E. M. Aurelino Martins dos Santos, no bairro Colina, recebe alunos da Educação Infantil e do Primeiro Segmento, enquanto as Escolas Municipais Dulce Jotta de Souza e Profª Dulcinda Jotta Mendes, no São João, são compostas por turmas do Primeiro e do Segundo Segmento, respectivamente.



O Programa Saúde na Escola foi instituído em 2007 como uma política intersetorial da Saúde e Educação voltada às crianças, adolescentes, jovens e adultos, tendo como base a integração e articulação entre a rede básica de Saúde e unidades escolares. O PSE tem como objetivo contribuir para a formação integral dos alunos por meio de ações de promoção, prevenção e atenção à saúde.