400 anos de são pedro da aldeia

É Tempo de Viver Bem

Alunos da E. Mz. Retiro participam de segunda fase da Olimpíada Brasileira de Cartografia

Por Marianne Rodrigues em 14/07/2017
Imagem da Notícia: Os alunos do 9º ano da Escola Municipalizada Retiro, localizada em bairro de mesmo nome, estão representando o município de São Pedro da Aldeia na Olimpíada Brasileira de Cartografia (OBRAC). Os estudantes se classificaram para a segunda etapa da OBRAC 2017, que tem como objetivo a montagem de uma maquete do Arquipélago de Fernando de Noronha.

Os alunos do 9º ano da Escola Municipalizada Retiro, localizada em bairro de mesmo nome, estão representando o município de São Pedro da Aldeia na Olimpíada Brasileira de Cartografia (OBRAC). Os estudantes se classificaram para a segunda etapa da OBRAC 2017, que tem como objetivo a montagem de uma maquete do Arquipélago de Fernando de Noronha.



Os quatro alunos estão tendo a orientação do professor de geografia Ubirajara Barenco, do Núcleo de Tecnologia Educacional Municipal (NTM), Flávio Victor e Mário Márcio. Para a segunda fase, os jovens contam ainda com a ajuda do artista plástico Flávio Rangel.



De acordo com a aluna do 9° ano da Escola Municipalizada Retiro, Eduarda Fonseca, participar das Olimpíadas é uma grande experiência.  “Representar a Escola Municipalizada Retiro, a cidade de São Pedro da Aldeia e a Região dos Lagos é muito bom, fora o aprendizado que ganhamos. Para confecção da maquete, usamos tampão de mesa, gesso, isopor e tinta”, comentou.


A Olimpíada tem como objetivo principal estimular nas escolas o interesse pelas ciências, especialmente pela cartografia. A OBRAC tem abrangência Nacional e é voltada para estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, das escolas da rede pública e privada.



 A cartografia é uma linguagem de comunicação fundamental para o entendimento da organização espacial e para compreensão do modo como a sociedade ocupa os espaços e mantém suas relações, sejam elas físicas, políticas, econômicas ou sociais.