Brasão da Prefeitura Municipal de São Pedro da Aldeia com fita azul dedicado ao mês de Novembro em razão da campanha Novembro Azul.

Trabalho e desenvolvimento

Banner: Processo Seletivo Simplificado da Secretaria de Saúd

Alunos do bairro Balneário realizam visita técnica a Estação de Tratamento de Esgoto

Por Marianne Rodrigues em 12/06/2019
Imagem da Notícia: Os alunos do 6º ano da Escola Mz. Paineira, localizada no bairro Balneário, fizeram uma visita técnica em uma Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), localizada no município de Armação de Búzios. Os estudantes foram acompanhados pela professora de Ciências da unidade, Luana Mariano. A ação educacional foi realizada em alusão a Semana Nacional do Meio Ambiente.

Os alunos do 6º ano da Escola Mz. Paineira, localizada no bairro Balneário, fizeram uma visita técnica em uma Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), localizada no município de Armação de Búzios. Os estudantes foram acompanhados pela professora de Ciências da unidade, Luana Mariano. A ação educacional foi realizada em alusão a Semana Nacional do Meio Ambiente.


 


O objetivo da visita foi demostrar os processos de tratamento do esgoto, reaproveitamento da água e importância do cuidado no descarte dos resíduos para a preservação do ambiente. “O cuidado e a consciência ambiental devem ser valores cultivados desde os primeiros anos de vida”, comentou a professora de Ciências, Luana Mariano.


 

Após a introdução teórica, os alunos foram até a ETE, onde, acompanhados pelo instrutor, puderam presenciar o passo a passo do tratamento do esgoto, desde a captação até o retorno da água ao rio. A partir da visita, os estudantes adquiriram um rico repertório sobre o processo, compreendendo que as condições inadequadas de saneamento básico podem resultar em diversos riscos à saúde.



A diretora da unidade escolar, Cristiane Mota, falou sobre a parceria firmada entre a Prefeitura e a concessionária de Água e Esgoto. “Por ser em outro município e o transporte cedido pela empresa Prolagos, na mesma hora solicitamos, em memorando, a autorização da Subsecretaria de Políticas Pedagógicas, Elizangela Rigueira, que nos autorizou com a saída dos alunos. A aprendizagem iniciou em sala de aula com a parte teórica e finalizou com prática”, explicou.