Brasão da Prefeitura Municipal de São Pedro da Aldeia com fita azul dedicado ao mês de Novembro em razão da campanha Novembro Azul.

Trabalho e desenvolvimento

Banner: Processo Seletivo Simplificado da Secretaria de Saúd

Alunos do bairro Retiro participam de Olimpíada de Cartografia

Por Marianne Rodrigues em 15/05/2019
Imagem da Notícia: Os alunos do 9º ano da Escola Municipalizada Retiro, localizada em bairro de mesmo nome, estão representando o município de São Pedro da Aldeia na III Olimpíada Brasileira de Cartografia (OBRAC). Os estudantes realizaram a primeira etapa da OBRAC 2019 no Núcleo de Tecnologia Educacional Municipal (NTM) e estão aguardando o resultado da prova teórica I, previsto para ser divulgado até o dia 27 de maio. O tema desse ano é “Refugiados”.

Os alunos do 9º ano da Escola Municipalizada Retiro, localizada em bairro de mesmo nome, estão representando o município de São Pedro da Aldeia na III Olimpíada Brasileira de Cartografia (OBRAC). Os estudantes realizaram a primeira etapa da OBRAC 2019 no Núcleo de Tecnologia Educacional Municipal (NTM) e estão aguardando o resultado da prova teórica I, previsto para ser divulgado até o dia 27 de maio. O tema desse ano é “Refugiados”. 


 

 A Olimpíada tem como objetivo principal estimular nas escolas o interesse pelas ciências, especialmente pela cartografia. A OBRAC tem abrangência nacional e é voltada para estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental e do Ensino Médio das redes pública e privada.


 

A Olimpíada de Cartografia será executada em três etapas e cinco fases, está na sua terceira edição e acontece a cada dois anos. Os alunos do 9º ano participantes são Geovanna de Souza, Laís Cardoso, Ana Lívia Fernandes e Ítalo Victor Silva, acompanhados do professor de Geografia, Ubirajara Ramos.




Ubirajara Ramos falou sobre a importância da participação dos alunos. “O objetivo é levar para os estudantes uma visão de como funciona a cartografia. É algo diferente para eles, que saem do dia a dia na sala de aula. Por serem alunos de uma unidade rural, dá uma visibilidade boa não apenas para a escola, mas para o município aldeense”, explicou.


A equipe com a maior pontuação na soma das etapas II e III será declarada a campeã da III Olimpíada Brasileira de Cartografia. Os integrantes, juntamente com professor da equipe campeã, ganharão medalhas e troféu. Haverá premiação, com medalhas de prata e bronze, para as equipes que ficarem em segundo e terceiro lugares respectivamente.

 

Na última edição da Olimpíada de Cartografia, realizada em 2017, os alunos da Escola Mz. Retiro ficaram em 31º colocação, entre 850 escolas públicas e particulares do Brasil.