Search

Candidatos a Jovem Aprendiz participam de Prova de Seleção em São Pedro da Aldeia

Cerca de 50 jovens, entre 18 e 22 anos, participaram da Prova de Seleção do Programa Jovem Aprendiz no Horto Escola Artesanal, em São Pedro da Aldeia. O exame, de caráter classificatório, compõe uma das etapas do Processo Seletivo para o curso profissionalizante de Auxiliar de Operações Logísticas. As aulas terão início no dia 20 de maio para os candidatos aprovados e convocados dentro do limite de vagas oferecidas. O Programa é fruto de uma parceria entre a Prefeitura, por meio da Secretaria de Agricultura, Abastecimento, Trabalho e Renda (Sagat), o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e a iniciativa privada.



O secretário de Agricultura, Abastecimento, Trabalho e Renda, Dimas Tadeu, destacou o sucesso do Programa no município. “Ao longo dos cursos, os jovens têm nos surpreendido pela qualidade dos trabalhos apresentados e é gratificante ver a evolução das turmas. Aos empresários da região, é interessante que olhem com carinho para esses jovens, que saem daqui com uma qualificação muito boa, conhecendo sobre controle de estoque, almoxarifado, controle de vendas, agregação de valor e todo um programa de logística estratégico. Eles merecem uma oportunidade”, destacou.



Realizado pelo Senai-RJ, o Processo Seletivo atende à demanda do cumprimento de cotas de aprendizagem das empresas, em conformidade com a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) e o Decreto Federal n° 5598/2015, que regulamenta a contratação de aprendizes.



Com carga horária de 800 horas, o curso de Auxiliar de Operações Logísticas será oferecido no turno da tarde, de segunda a sexta-feira, das 13h às 17h, na sede do Horto Escola Artesanal, que funciona como um polo avançado do Senai na cidade. “Os especialistas de mercado apontam que essa é uma formação que por muito tempo haverá necessidade nas empresas, contrariando outras áreas que já estão com seu ciclo de vida no final. A perspectiva para o segmento de Logística é muito boa, principalmente em São Pedro da Aldeia, que possui um Polo Logístico, é uma cidade bem posicionada estrategicamente no território fluminense e tem um movimento de empresas se instalando”, destacou o técnico de Educação da Firjan/Senai-Niterói, Marcos Rangel.

O conteúdo da Prova de Seleção abordou questões de Língua Portuguesa, leitura e interpretação de textos, redação, matemática, numeração decimal, potenciação, conversão de unidades, frações, razão e proporção e raciocínio lógico.



Vitória Conceição, de 19 anos de idade, é estudante do terceiro ano do Ensino Médio e foi uma das candidatas participantes da prova seletiva para Jovem Aprendiz. “Espero conseguir uma vaga e me encaixar nos requisitos da empresa. Estou na expectativa por esse primeiro emprego, nunca trabalhei de carteira assinada e acho que o Senai vai me ajudar a ter essa primeira experiência no mercado de trabalho. A minha meta futuramente é cursar uma faculdade de Enfermagem, que é o meu sonho desde pequena, e poder ajudar meus pais e irmãos em casa”, destacou a moradora do bairro Morro do Milagre.



O resultado da seleção será encaminhado para as empresas pela Firjan/Senai-Niterói mediante uma lista com os candidatos classificados e caberá a empresa contratante encaminhar relação dos candidatos selecionados para compor suas cotas. A empresa também será responsável por contatar o jovem escolhido para informar sobre o processo de contratação e apresentação de documentos.



Além da Prova de Seleção, o dia também foi marcado pela apresentação do Projeto Integrador “Controle e Organização do Horto Escola”, da turma concluinte do Curso de Auxiliar de Operações Logísticas, do turno da tarde. “O Projeto faz parte do conteúdo programático do curso e foi preparado em cima do que eles desenvolveram de competências durante as aulas. O foco da solução foi o próprio Horto Escola, a organização e identificação das mudas, com QR Code, e toda a parte logística. Os alunos fizeram um trabalho de primeira e ficamos muito satisfeitos com o resultado. Esse é um legado que o curso deixa para a Administração Pública do Horto”, complementou Marcos Rangel.


A apresentação do Projeto Integrador contou, ainda, com a presença da pedagoga da Firjan/Senai-Niterói, Marcelle Brito, e de alunos da turma do turno da manhã. Somente este ano, foram formados 40 jovens aprendizes na cidade, nos cursos de Assistente Administrativo e Auxiliar de Operações Logísticas. O próximo Edital para Processo Seletivo do Programa está previsto para ser liberado em fevereiro de 2020.


Para mais informações e cadastramento para futuros processos seletivos para Jovem Aprendiz, os interessados podem procurar a sede do Horto Escola Artesanal, localizado na Rodovia Amaral Peixoto, s/nº, km 107, no bairro Balneário das Conchas. O atendimento é feito de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 17h. O e-mail para contato é sagat.spa@gmail.com

]]>

Seu cadastro foi realizado

Mais informações serão enviadas para o e-mail que foi cadastrado 

Agradecemos por participar do Censo LGBTQIA+

As informações coletadas serão importantes para quantificar a demanda de atendimento por parte da Secretaria de Assistência Social para a população LGBTQIA+

Se você deseja fazer um agendamento para atendimento com a nossa coordenadoria LGBTQIA+ Clique Aqui