Candidatos a Jovem Aprendiz participam de Prova de Seleção no Horto Escola Artesanal

O Horto Escola Artesanal, no bairro Balneário das Conchas, sediou, nesta quinta-feira (13), a Prova de Seleção do Programa Jovem Aprendiz. O exame compõe uma das etapas do processo seletivo para o curso profissionalizante de Auxiliar de Operações Logísticas. Ao todo, 43 jovens inscritos, entre 18 e 22 anos, participaram da prova de caráter classificatório. O curso terá início no dia 11 de fevereiro de 2019 para os candidatos aprovados e convocados dentro do limite de vagas oferecidas. O Programa é fruto de uma parceria entre a Prefeitura aldeense, por meio da Secretaria de Agricultura, Abastecimento, Trabalho e Renda (Sagat), e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai).

Secretário de Agricultura, Abastecimento, Trabalho e Renda, Dimas Tadeu destacou a parceria junto ao Senai para a qualificação dos jovens. “Já são seis anos do Programa Jovem Aprendiz em São Pedro da Aldeia, na parceria com a Firjan e o Senai. Nós ficamos muito felizes porque a cada ano temos cursos diferenciados e o trabalho vem avançando. Nesse período, tivemos cerca de 300 aprendizes com qualificações voltadas principalmente para a indústria, comércio e construção civil, e a nossa avaliação é muito positiva. Dentro desse projeto, além da questão da responsabilidade profissional e dos direitos trabalhistas, o jovem também recebe treinamento em noções básicas de cidadania, direitos civis e, após o curso, fazem visitas às empresas para entender também toda a parte logística, administrativa e operacional. Para 2019, a nossa expectativa é que possamos ampliar essa parceria para outros cursos de formação técnico-profissional, abrindo novos horizontes para o futuro desses jovens”, disse.

Realizado pelo Senai-RJ, o Processo Seletivo destina 24 vagas para o curso de Auxiliar de Operações Logísticas, visando atender à demanda do cumprimento de cotas de aprendizagem das empresas, em conformidade com a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) e o Decreto Federal n° 5598/20015, que regulamenta a contratação de aprendizes. Com carga horária de 800 horas, o curso será oferecido no turno da manhã, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h, na sede do Horto Escola Artesanal. O conteúdo programático visa desenvolver competências, por meio de conhecimentos teóricos e práticos, para planejar e executar as atividades logísticas nas áreas de recebimento, armazenagem, acabamento e expedição, segundo as normas técnicas de segurança e meio ambiente aplicáveis em seu campo de atuação.

Técnico de Educação do Firjan/Senai-Niterói, Marcos Rangel falou sobre o processo e ressaltou também a parceria firmada com o governo municipal. “Após o exame de seleção, nós teremos um ranking com as melhores notas e esses jovens vão ser colocados à disposição das empresas que vão oferecer cotas. A partir daí essas empresas vão fazer o fichamento desses alunos para que eles possam iniciar o curso no ano que vem. É esse o nosso grande desejo: que os nossos egressos possam ser aproveitados pelas empresas locais. Nós estamos muito satisfeitos com o retorno que a população de São Pedro da Aldeia está nos dando em nossos cursos junto com a Secretaria de Trabalho e Renda”, afirmou.

O conteúdo da Prova de Seleção abordou questões de Língua Portuguesa, leitura e interpretação de textos, redação, matemática, numeração decimal, potenciação, conversão de unidades, frações, razão e proporção e raciocínio lógico. De acordo com o Edital do Processo Seletivo, o candidato que não alcançar a nota mínima 6,0 pontos será desclassificado. Os critérios de desempate obedecerão, nesta ordem, a maior nota em Língua Portuguesa, a maior nota em Matemática, o jovem com a menor idade e a ordem de inscrição.

Um dos candidatos participantes, Marcos Borges, de 20 anos de idade, afirma que viu no programa uma oportunidade para o primeiro emprego. “Quando fiquei sabendo do Jovem Aprendiz em São Pedro da Aldeia, me inscrevi em busca do meu primeiro emprego. Desde quando terminei o Ensino Médio, nunca consegui. Meu objetivo é entrar no mercado de trabalho e, futuramente, fazer uma faculdade, e essa experiência vai me ajudar muito. Espero conseguir alcançar o objetivo dentro da empresa. Além da vaga de trabalho, é uma qualificação profissional com um peso muito grande”, disse.

As próximas etapas incluem a divulgação do resultado da prova na próxima segunda-feira (17), a contratação por parte da empresa, o período de matrícula na Firjan/Senai, previsto para ser realizado entre os dias 04 de fevereiro a 11 de fevereiro, além da etapa de reclassificação, marcada para o dia 11 de fevereiro no Horto Escola Artesanal. Vale lembrar que o resultado da seleção será encaminhado para as empresas pela Firjan/Senai-Niterói mediante uma lista com os candidatos classificados e caberá a empresa contratante encaminhar a lista dos candidatos selecionados para compor suas cotas. A empresa também será responsável por contatar o jovem escolhido para informar sobre o processo de contratação e apresentação de documentos.