Prefeitura inicia Curso de Formação em Agente Comunitário de Saúde

A Prefeitura de São Pedro da Aldeia, por meio das Secretarias de Administração e Saúde, iniciou nesta segunda-feira (21) o Curso Introdutório de Formação Inicial e Continuada em Agente Comunitário de Saúde, destinado aos candidatos aprovados no Processo Seletivo n° 001/2017. Cerca de 40 candidatos participaram do primeiro dia de aula no auditório da Escola M. Professora Miriam Alves de Macedo Guimarães, no bairro São José. O curso segue até a próxima sexta-feira (25), das 8h30 às 17h.

Diretora municipal de Educação Permanente em Saúde e coordenadora do curso, Luciana Bueno falou sobre os objetivos da capacitação. “É importante que os agentes estejam capacitados, conheçam bem a legislação e a realidade específica de seu território para que eles possam desempenhar suas atividades técnicas de vigilância, promoção da saúde e prevenção e controle de doenças junto às equipes de Estratégia de Saúde da Família do município. Ao longo do curso, serão abordados o acolhimento, formas de abordagem e coleta de informações junto ao paciente em sua residência, dentre outras informações de grande valia”, disse.

O curso é ministrado pelas assistentes sociais Mary Lane Madureira e Mirella Barreto, que compõem a equipe multidisciplinar do Núcleo de Apoio a Saúde da Família (NASF). Na ocasião, as profissionais deram as boas-vindas aos alunos, conduziram as apresentações individuais e promoveram uma dinâmica de grupo. Também foi oferecido um café da manhã aos participantes. Com carga horária de 40h semanais, a capacitação está estruturada com base nos componentes curriculares básicos previstos na Portaria n° 243, de 2015, e em conformidade com as diretrizes, políticas e programas do SUS.

Moradora há cerca de cinco anos do bairro Recanto das Orquídeas, Sabrina de Oliveira foi uma das candidatas aprovadas no Processo Seletivo para Agente Comunitário de Saúde. “Fiz o concurso para atingir alguns sonhos e, principalmente, ficar perto da minha família e poder ajudar a minha comunidade. Lá nós temos uma unidade de saúde bem localizada, com uma boa equipe e não vejo a hora de poder trabalhar. Esse curso é muito importante e vai orientar os nossos afazeres, para que possamos chegar na nossa unidade mostrando serviço, que é o que nós mais queremos”, comentou a candidata, aprovada em primeiro lugar para sua micro área.

O conteúdo programático engloba “O Sistema Único de Saúde”; “Promoção e Prevenção em Saúde”, “Políticas Públicas de Saúde e Organização do SUS”; “Legislação específica ao cargo de Agente Comunitário de Saúde”; “Competências e Atribuições”, “Ética no Trabalho”; “Formas de Comunicação e suas Aplicabilidades no Trabalho”; “Técnicas de Entrevista”; “Visita Domiciliar”; “Território”; “Mapeamento da Área de Atuação”; “Cadastramento e Acompanhamento das Famílias” e “Dinâmicas de Organização Social”. O curso prevê aulas expositivas dialogadas, incluindo leitura e discussão de livros e textos, exibição de material audiovisual, realização de seminários em grupo e prova escrita para avaliação dos conhecimentos adquiridos.

A entrega dos certificados aos participantes ao término do curso está condicionada à frequência/presença mínima de 75% nas aulas e um aproveitamento mínimo de 50% na avaliação final. Ao término da etapa de capacitação, os candidatos serão convocados, por meio de Edital, para serem submetidos aos exames médicos admissionais a fim da obtenção do Atestado de Saúde Ocupacional (ASO) e, somente após esta etapa, os que forem considerados aptos dentro do número de vagas oferecidas tomarão posse.

Aberto em agosto de 2017, o Processo Seletivo Público destinado a admissão de Agentes Comunitários de Saúde ofereceu vagas para atuação nas micro áreas das unidades de Estratégias de Saúde da Família (ESF) dos bairros Baixo Grande, Botafogo, Campo Redondo II, Colina, Flexeira, Ponta do Ambrósio, Porto do Carro, Praia Linda, Recanto das Orquídeas, São João I, São João II, São Matheus e Vinhateiro. Todas as publicações oficiais, Editais e Comunicados, referentes ao Processo Seletivo estão disponíveis no site da Prefeitura (www.pmspa.rj.gov.br).