400 anos de são pedro da aldeia

É Tempo de Viver Bem

Debate sobre abuso e exploração sexual infantil chega à Escola Municipal Vinhateiro

Por Gabrielly Costa em 19/05/2017
Imagem da Notícia: O Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Anibal Martins Ferreira, do bairro São João, promoveu nesta sexta-feira (19) uma palestra sobre o Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. O encontro aconteceu na Escola Municipal Vinhateiro, localizada no bairro de mesmo nome, e contou com a participação de responsáveis dos alunos, estudantes representantes de turma e funcionários da unidade escolar. A mobilização é uma iniciativa da Prefeitura de São Pedro da Aldeia, por meio da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos.

O Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Anibal Martins Ferreira, do bairro São João, promoveu nesta sexta-feira (19) uma palestra sobre o Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. O encontro aconteceu na Escola Municipal Vinhateiro, localizada no bairro de mesmo nome, e contou com a participação de responsáveis dos alunos, estudantes representantes de turma e funcionários da unidade escolar. A mobilização é uma iniciativa da Prefeitura de São Pedro da Aldeia, por meio da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos.



A palestra foi conduzida pela psicóloga Maria de Fátima Barbosa e pelo assessor técnico da Gestão SUAS, Marcelo Macedo, e mediada pela coordenadora do CRAS São João, Petrissiane Herdy, e pela coordenadora das Proteções Sociais Básica e Especial, Wânia Arruda. Também participaram do evento a diretora da unidade escolar, Elizabeth de Oliveira, a orientadora educacional, Keyla Castro, e a entrevistadora do CadÚnico, Cristiane Silveira.


 

A coordenadora do Centro de Referência, Petrissiane Herdy, explicou a mobilização. “Essa é uma campanha nacional, chamada ‘Faça bonito’, que já faz parte do calendário da nossa Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos. Para marcar o dia 18 de maio, realizamos essa ação intersetorial com a Escola Municipal Vinhateiro, que fica na área de abrangência do CRAS São João”, comentou.



Na ocasião, foram pontuadas as características do abuso, da violência e da exploração sexual, os sinais físicos e psicológicos que podem evidenciar uma questão de abuso e como denunciar essas situações. Com a presença do CRAS na unidade escolar, os participantes também puderam esclarecer dúvidas sobre o Programa Bolsa Família, além da consulta e agendamento do CadÚnico. 



O evento na E. M. Vinhateiro faz parte das atividades de conscientização realizadas pela Prefeitura de São Pedro da Aldeia em prol do Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, celebrado em 18 de maio. A data foi instituída pela Lei 9.970, de 17 de maio de 2000. Desde sua criação, entidades ligadas à defesa dos direitos das crianças e adolescentes promovem por todo Brasil atividades que visam conscientizar a sociedade e as autoridades sobre a gravidade da violência sexual.