400 anos de são pedro da aldeia

É Tempo de Viver Bem

Escolas de São Pedro da Aldeia recebem projeto “BuZum!”

Por Marianne Rodrigues em 11/10/2017
Imagem da Notícia: A partir dessa semana, três escolas municipais de São Pedro da Aldeia receberão o projeto BuZum!, com o espetáculo teatral “Que lixo é lixo?”. O ônibus itinerante, que leva pequenas apresentações teatrais aos alunos da rede pública de ensino, estará na Escola M. José Teixeira Paulo, na segunda-feira (16); na Escola Mz. Paineira, na terça-feira (17), e na Escola M. Antônio Vaz da Silva, na quarta-feira (18). O projeto é uma parceria entre a CCR Via Lagos e a Prefeitura aldeense, por meio da Secretaria de Educação. Cada sessão dura em média 20 minutos e tem os horários previstos para 9h, 9h40, 10h20 e 11h, no turno da manhã, e às 13h30, 14h10 e 14h50, no turno da tarde.

A partir dessa semana, três escolas municipais de São Pedro da Aldeia receberão o projeto BuZum!, com o espetáculo teatral “Que lixo é lixo?”. O ônibus itinerante, que leva pequenas apresentações teatrais aos alunos da rede pública de ensino, estará na Escola M. José Teixeira Paulo, na segunda-feira (16); na Escola Mz. Paineira, na terça-feira (17), e na Escola M. Antônio Vaz da Silva, na quarta-feira (18). O projeto é uma parceria entre a CCR Via Lagos e a Prefeitura aldeense, por meio da Secretaria de Educação. Cada sessão dura em média 20 minutos e tem os horários previstos para 9h, 9h40, 10h20 e 11h, no turno da manhã, e às 13h30, 14h10 e 14h50, no turno da tarde.



O mini teatro BuZum! leva seus espetáculos gratuitamente aos alunos da rede, através de patrocínio via Lei Rouanet de Incentivo à Cultura. Adaptado em um ônibus que se transforma em sala de teatro, a peça tem espaço para plateia com capacidade de 50 espectadores por sessão.


O espetáculo Que lixo é lixo? mostra as consequências do consumo exagerado de produtos e do descarte incorreto de resíduos, por meio de objetos cênicos desenvolvidos a partir de embalagens descartáveis, como caixas de leite, garrafas pet e latas de alumínio. O enredo envolve dois astronautas que durante uma viagem espacial percebem que nosso planeta está sufocado com o lixo gerado pelo homem. Ao retornarem a Terra, eles contam às crianças os estragos causados pelo lixo, ressaltando, de forma lúdica e divertida, a importância de reutilizar e reciclar o que chamamos de ‘lixo’.



            Após as apresentações, cada criança receberá um gibi e um teatro de papel para brincarem e montarem sua própria peça e os educadores receberão o "Livro do Professor", que contém os espetáculos da BuZum! em formato de história em quadrinho.