Brasão da Prefeitura Municipal de São Pedro da Aldeia com fita azul dedicado ao mês de Novembro em razão da campanha Novembro Azul.

Trabalho e desenvolvimento

Formação para educadores de creches é realizada em São Pedro da Aldeia

Por Marianne Rodrigues em 09/10/2018
Imagem da Notícia: A Prefeitura de São Pedro da Aldeia, por meio da Secretaria de Educação, realizou o sexto encontro da formação para professores que atuam em creches integrais e parciais da rede municipal de ensino. A capacitação foi ministrada no Centro de Formação Continuada Professora Ismênia Trindade dos Santos (CEFOR). Os encontros, que acontecem uma vez ao mês, tiveram início em abril com término previsto para novembro. Ao todo, cerca de 50 educadores participam da formação, que tem como foco a Base Nacional Curricular Comum (BNCC).

A Prefeitura de São Pedro da Aldeia, por meio da Secretaria de Educação, realizou o sexto encontro da formação para professores que atuam em creches integrais e parciais da rede municipal de ensino. A capacitação foi ministrada no Centro de Formação Continuada Professora Ismênia Trindade dos Santos (CEFOR). Os encontros, que acontecem uma vez ao mês, tiveram início em abril com término previsto para novembro. Ao todo, cerca de 50 educadores participam da formação, que tem como foco a Base Nacional Curricular Comum (BNCC).


 


 A coordenadora da Educação Infantil, Ivonete Simão, explicou o objetivo da capacitação. “Neste encontro houve uma troca de experiência, onde as cursistas apresentaram o trabalho desenvolvido em sala de aula e foram presenteadas com um kit pela belíssima apresentação, mas também foi especial ao mês do professor. Fizemos uma passarela para elas desfilarem. São as mais belas, pois ensinam os nossos alunos, transmitindo não apenas conhecimento, mas conceitos de Educação no convívio social da criança”, disse.


 

A pauta do sexto encontro incluiu homenagem aos educadores referente ao Dia do Professor, comemorado em 15 de outubro, o tema “Brincar como direito da criança: BNCC e Educação Infantil”, sugestões de atividades lúdicas e pedagógicas para crianças de creche, o brincar e a aprendizagem com alunos de até três anos, sessão cinema com “Caramba, Carambola: o brincar tá na escola”, reflexão e discussão sobre o vídeo exibido, apresentação das atividades práticas aplicadas em sala de aula e o compartilhamento das reflexões sobre as experiências do dia, além da entrega de lembranças.  Os encontros são coordenados por Ivonete Simão, Sandra Jordão, Aline Beranger e Natália Agnes.


 



Para a professora da rede aldeense, Eliana Maturano, a capacitação foi maravilhosa. “Esse é um momento nosso, bem acolhedor, sempre com atividades diferenciadas, a sala sempre bem arrumada e decorada. A iniciativa está sendo muito legal e importante para o nosso crescimento profissional”, afirmou.