Guarda Ambiental de São Pedro da Aldeia realiza operações no período de defeso

A Guarda Ambiental de São Pedro da Aldeia segue realizando o patrulhamento nas praias do município para fiscalização durante o período de defeso da Lagoa de Araruama. No último final de semana, os agentes ambientais percorreram as localidades de Praia Linda, Balneário, Praia da Teresa, Maracanã, Camerum e Baleia. O período de defeso, que teve início no dia 01 de agosto, será encerrado no dia 31 de outubro.

A pesca tanto artesanal como esportiva está proibida nos cinco municípios da Região dos Lagos que são banhados pela laguna, visando a produção e reprodução das espécies. A fiscalização para o cumprimento da Lei Federal é feita pela Unidade de Policiamento Ambiental (UPAm), da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro, e conta com o apoio de agentes municipais.

Comandante da Guarda Ambiental aldeense, Roselito dos Santos, pede a colaboração dos profissionais. “Temos percebido que o número de pescadores que estão indo para a lagoa e que tem tido o material apreendido diminuiu muito. Nós entendemos que o pescador vive disso, mas esse é um período para a reprodução do pescado, então pedimos que eles colaborem com essa normativa do Ministério da Pesca. É algo feito para que os futuros pescadores possam encontrar a Lagoa com fartura de pescado”, destacou.

Seguindo o termo de cooperação assinado pela Prefeitura de São Pedro da Aldeia, a Guarda Ambiental atua em conjunto com os outros municípios banhados pela laguna para uma fiscalização integrada. No Canal do Boqueirão, os agentes aldeenses apreenderam aproximadamente 800 metros de comprimento, em uma operação conjunta com as Guardas de Araruama e Iguaba Grande.

O efetivo dos três municípios também realizou uma ação integrada na Praia do Hospício, em Araruama, onde foram apreendidas duas redes de 100 e 400 metros. O material apreendido durante o período de defeso fica acautelado em Iguaba Grande, município responsável pela coordenação das atividades integradas.

]]>