Brasão da Prefeitura Municipal de São Pedro da Aldeia com fita azul dedicado ao mês de Novembro em razão da campanha Novembro Azul.

Trabalho e desenvolvimento

Homenagem a educadores marca encontro de formação do PNAIC em São Pedro da Aldeia

Por Marianne Rodrigues em 11/10/2018
Imagem da Notícia: Cerca de 200 profissionais do primeiro segmento da rede de ensino municipal, entre educadores do 1º ao 3º ano e supervisores pedagógicos, participaram do sétimo encontro da formação do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) de Matemática e Linguagem. Promovidas pela Prefeitura de São Pedro da Aldeia, por meio da Secretaria de Educação, as reuniões acontecem de forma mensal no Centro de Formação Continuada Professora Ismênia Trindade dos Santos (CEFOR). O encontro foi marcado por uma homenagem aos educadores pelo Dia do Professor, celebrado em 15 de outubro.

Cerca de 200 profissionais do primeiro segmento da rede de ensino municipal, entre educadores do 1º ao 3º ano e supervisores pedagógicos, participaram do sétimo encontro da formação do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) de Matemática e Linguagem. Promovidas pela Prefeitura de São Pedro da Aldeia, por meio da Secretaria de Educação, as reuniões acontecem de forma mensal no Centro de Formação Continuada Professora Ismênia Trindade dos Santos (CEFOR). O encontro foi marcado por uma homenagem aos educadores pelo Dia do Professor, celebrado em 15 de outubro.


 


A capacitação teve como objetivo analisar as práticas pedagógicas dos professores que atuam no ciclo de alfabetização e que participaram do encontro em foco como protagonistas, além de valorizar o uso de boas estratégias, refletindo sobre a sua importância no processo de aprendizagem dos alunos.

 


Por meio de visitas às unidades escolares foram observadas as práticas pedagógicas dos professores alfabetizadores, que foram convidados para apresentarem ao grupo suas práticas e vivências em sala de aula.


 

A professora da E. Mz. Manoel Martins Teixeira, Cristina da Conceição, falou sobre a capacitação. “Estou fazendo o PNAIC e esse mês fui convidada para trocar experiências com minhas amigas da formação, falar sobre as minhas estratégias em sala de aula e como trabalho com meus alunos. Foi maravilhoso”, afirmou.


 

Na pauta do mês, as educadoras fizeram o letramento literário "A professora encantadora", de Márcio Vassalo, aprenderam sobre estratégias de ensino, gêneros textuais e formação continuada, além da prática docente “Liberte um texto” e a realização de dinâmicas.


 

“Foi um momento muito gratificante, de encantamento e emoção, onde pudemos trocar experiências e descobrir a importância das nossas formações para o crescimento profissional das cursistas”, comentou a formadora de Matemática, Vânia Gonçalves.


 

O encontro do PNAIC foi encerrado com uma confraternização em homenagem aos profissionais pelo Dia do Professor, em um momento descontraído com lanche, fotos, muita animação e decoração especial. As aulas de Linguagem são comandadas pelos formadores Jucelino Ramalho, Renata de Castro, Valma Freire, Jucélia Barreto e Beatriz Vieira, enquanto Vânia Gonçalves e Alessandra Barbosa ministram a turma de Matemática.