400 anos de são pedro da aldeia

É Tempo de Viver Bem

Lançamento do livro "São Pedro da Aldeia: 400 anos" lota Casa da Cultura

Por Renato Silveira em 16/04/2018
Imagem da Notícia: A Casa de Cultura Gabriel Joaquim dos Santos, em São Pedro da Aldeia, ficou lotada para receber as autoridades, professores, estudantes e convidados que foram prestigiar o lançamento do livro "São Pedro da Aldeia: 400 anos", do pesquisador Geraldo Ferreira. A fila de autógrafos durou mais de duas horas, com todos querendo levar para casa um pouco da história do município que em 16 de maio próximo completará 401 anos de existência. Estiveram lá o vice-prefeito Mauro Lobo, representando o Prefeito Cláudio Chumbinho; secretário de Governo Eronildes Bezerra; secretário de Agricultura, Abastecimento, Trabalho e Renda, Dimas Tadeu; o subsecretário de Turismo, Luiz Carlos Rocha, a secretária adjunta de Cultura, Edlúcia Marques; os deputados estaduais Milton Rangel e Janio Mendes, o diretor regional do IPHAN, Ivo Barreto e o vereador Ediel Teles.

A Casa de Cultura Gabriel Joaquim dos Santos, em São Pedro da Aldeia, ficou lotada para receber as autoridades, professores, estudantes e convidados que foram prestigiar o lançamento do livro "São Pedro da Aldeia: 400 anos", do pesquisador Geraldo Ferreira. A fila de autógrafos durou mais de duas horas, com todos querendo levar para casa um pouco da história do município que em 16 de maio próximo completará 401 anos de existência. Estiveram lá o vice-prefeito Mauro Lobo, representando o Prefeito Cláudio Chumbinho; secretário de Governo Eronildes Bezerra; secretário de Agricultura, Abastecimento, Trabalho e Renda, Dimas Tadeu; o subsecretário de Turismo, Luiz Carlos Rocha, a secretária adjunta de Cultura, Edlúcia Marques; os deputados estaduais Milton Rangel e Janio Mendes, o diretor regional do IPHAN, Ivo Barreto e o vereador Ediel Teles.

O Vice-prefeito Mauro Lobo falou sobre a importância de contar a história da cidade para as próximas gerações.

"Conversava com Geraldo e via seu vasto conhecimento e arquivos sobre o município. Então falava pra ele: transforma tudo isso em um livro para que todos tenham acesso a história. Aqui estamos prestigiando o lançamento desse livro que preserva a nossa história para nossos munícipes e pesquisadores", disse ele. 


O pesquisador Geraldo Ferreira falou sobre o propósito da produção do livro que sintetiza os 400 anos da historia da cidade.


"Procurei retratar ao longo dos 400 anos aqueles acontecimentos que, na minha opinião, possuem um signifIcado e um simbolismo de maior relevância. Sobretudo quando consideramos que, durante um século e meio, abrigamos uma aldeia de índios tutelada pela Companhia dos Jesuítas e instalada em terras de sua propriedade, na qual era vedada a presença de homens brancos", afirmou.


O livro tem distribuição gratuita e foram entregues 20 exemplares às diretoras de escolas municipais, estaduais e particulares da cidade, além de autoridades e convidados. Foram produzidos 5 mil exemplares, rodados na Imprensa Oficial do Estado.