400 anos de são pedro da aldeia

É Tempo de Viver Bem

Prefeitura aldeense vai iniciar Testes de Diagnóstico Rápido nas Unidades de Saúde

Por Renato Silveira em 12/04/2017
Imagem da Notícia: A Prefeitura de São Pedro da Aldeia, por meio da Secretaria de Saúde, vai implantar, nas Unidades de Estratégia de Saúde da Família e nas Unidades Básicas, o Teste de Diagnóstico Rápido (TRD) para HIV, sífilis e hepatites B e C. Esse teste, hoje realizado apenas no Pronto Socorro Municipal, vai dar agilidade ao início do tratamento destas doenças, com a descoberta de forma mais precoce.

A Prefeitura de São Pedro da Aldeia, por meio da Secretaria de Saúde, vai implantar, nas Unidades de Estratégia de Saúde da Família e nas Unidades Básicas, o Teste de Diagnóstico Rápido (TRD) para HIV, sífilis e hepatites B e C. Esse teste, hoje realizado apenas no Pronto Socorro Municipal, vai dar agilidade ao início do tratamento destas doenças, com a descoberta de forma mais precoce.


 

Para a implantação destes testes nas Unidades de Saúde, a Secretaria está realizando um treinamento para enfermeiros, em parceria com o Governo do Estado, O término está previsto para a próxima segunda-feira (17).


 

“A primeira aula foi apenas teórica, com a situações sendo colocadas para os profissionais. O encerramento será com aula prática”, explicou a diretora do Programa de Assistência Integral à Saúde da Mulher, Criança e Adolescente (PAIMSCA), Simone Rangel.

 

Segundo Simone, nem todas as Unidades tem estrutura física adequada à realização do TRD, portanto o programa não será iniciado em todas elas.

 

“São algumas exigências técnicas que têm de ser respeitadas. Por isso, em breve estaremos divulgando aonde os TRDs irão acontecer", disse.