Prefeitura e Igreja promovem ação social no bairro São João neste sábado (11)

A Prefeitura de São Pedro da Aldeia, por meio da Secretaria de Agricultura, Abastecimento, Trabalho e Renda, e a Paróquia São João Batista do bairro São João promovem, neste sábado (11), a partir das 7h, uma ação social com diversos serviços e atividades gratuitas para a comunidade local e adjacências. A programação inclui feiras de produtos orgânicos e artesanato, distribuição de mudas de plantas, palestra sobre prevenção de acidentes domésticos e vacinação antirrábica para cães e gatos. O evento também conta com o apoio da Secretaria de Segurança e Ordem Pública, por meio da Defesa Civil.

O secretário de Agricultura, Abastecimento, Trabalho e Renda, Dimas Tadeu, destacou a parceria com a instituição. “Dentro desse trabalho social promovido pela Igreja, estamos dando apoio na realização da Feira Livre, que pretendemos fazer aos sábados, de 15 em 15 dias. Também, nesse dia, vamos aproveitar a oportunidade para prestar alguns serviços gratuitos, como a distribuição de mudas, que é um projeto dentro do ‘Arvorecer’ para aumentar as áreas verdes da cidade, e a vacinação para cães e gatos, trabalhando a prevenção e o controle da raiva animal”, salientou.

O evento, batizado de “Feira de São João”, acontecerá das 7h às 13h no espaço da Igreja e na área em frente, na Rua Marques do Paraná, na altura do número 48, no bairro São João, e será aberto a toda a população local e de bairros do entorno, como Campo Redondo, Vinhateiro, Colina, Parque Estoril e Jardim Primavera. Durante a Feira Livre, os moradores poderão adquirir produtos da agricultura familiar local, como verduras, legumes e frutas.

A programação também vai contar com palestra, ministrada pelo diretor da Defesa Civil de São Pedro da Aldeia, Marcus Dothávio, que vai abordar a prevenção de acidentes domésticos e noções de primeiros socorros. A atividade inclui, ainda, uma simulação de situação de risco com gás de cozinha.

O pároco José Alves Filho, o Padre Zito, enalteceu a importância da iniciativa conjunta. “Em tempo de crise e de desemprego, a Comunidade Católica e a Secretaria de Agricultura, do governo municipal, oferecem à comunidade esse espaço que, além de gerar renda, possibilita encontro social e economia, já que no próprio bairro teremos uma Feira Livre com produtos da nossa terra, vindos de nossos pequenos agricultores. Nossa expectativa é que essa feira aconteça, inicialmente, no segundo e no quarto sábado de cada mês”, afirmou.

Para a ação social do próximo sábado, a Paróquia também preparou a “Feira da Integração”, voltada à venda de artigos de artesanato, doces artesanais, produtos em EVA, acessórios diversos, peças em crochê, entre outros. Tradicionalmente, a feira de artesanato acontece todo o segundo e quarto sábado do mês.

Na ocasião, a Pastoral Social também vai promover um bazar de ro
upas usadas, o “Brechique”, com preços entre R$ 2,00 a R$ 10,00. O serviço também é realizado de forma fixa pela Paróquia, todas as sextas e sábados.