Prefeitura ordena áreas de banho nas praias

Visando a segurança de moradores e turistas e a redução dos riscos de acidentes, a Prefeitura de São Pedro da Aldeia, por meio da Secretaria de Ambiente, Lagoa, Pesca e Saneamento, iniciou a instalação de raias e boias de sinalização nas praias aldeenses. A ação preventiva visa delimitar as áreas utilizadas por banhistas e as áreas de navegação de embarcações. O trabalho de fiscalização e orientação também será intensificado nas orlas. A iniciativa conta com a parceria da Capitania dos Portos e apoio das Guardas Municipal e Ambiental. A primeira praia a receber as raias limítrofes foi a Praia do Sudoeste, onde também será instalada uma tenda de fiscalização. O trabalho chegará ainda às praias Linda, do Sol e Pitória. A extensão da faixa para banho será determinada pela Capitania dos Portos de acordo com a profundidade de cada local.

Assessor Especial da Secretaria de Ambiente, Lagoa, Pesca e Saneamento, Jorge Dollinger falou sobre a iniciativa. “Nossa ideia é evitar irregularidades na beira da praia. A Guarda Ambiental, em parceria com a Guarda Municipal, vai atuar nas praias preventivamente, fiscalizando e orientando. Em algumas praias vamos estabelecer essas raias para limitar a área de banho e a de navegação, mas haverá ainda fiscalização em toda a extensão da lagoa dentro do nosso município. Na Praia do Sudoeste, especialmente, estaremos trabalhando com uma tenda que contará com representantes das Guardas Ambiental e Municipal, Marinha e funcionários da Secretaria”, afirmou.

O Comandante Agente da Capitania dos Portos em Cabo Frio, Capitão-tenente Jonas, destacou a parceria entre Prefeitura e Marinha. “A parceria com a Prefeitura de São Pedro da Aldeia é muito proveitosa. Estamos estabelecendo raias limítrofes para que as embarcações façam sua navegação, mas não se aproxime dos banhistas.Como órgãos públicos, podemos estabelecer uma maior segurança aos frequentadores, protegendo-os de possíveis riscos. A ideia é que as raias sejam permanentes e que a operação perdure por todo verão”, falou.

Morador do bairro e assíduo frequentador da Praia do Sudoeste, Antônio Vanderlei de Souza se mostrou contente com a iniciativa. “Algumas pessoas não respeitam a área de banhistas durante o carnaval, por isso, essa ação da Prefeitura e da Capitania está certíssima. Eu tenho uma embarcação e agora estou recebendo orientações sobre o que posso ou não fazer”, falou.