Search

Prefeitura promove encontro com empresários para discutir trabalho e qualificação profissional

A Prefeitura de São Pedro da Aldeia, por meio da Secretaria de Agricultura, Abastecimento, Trabalho e Renda (Sagat), promoveu um encontro com empresários da Região dos Lagos para discutir os projetos e programas na área de qualificação profissional, a inserção de jovens no mercado de trabalho, oportunidades de investimento, legislação vigente e diretrizes do Ministério do Trabalho. O evento, que aconteceu no auditório da Câmara Municipal, reuniu representantes das instituições de ensino do Sistema S, entre eles o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai-RJ) e o Serviço Nacional de Aprendizagem do Comércio (Senac-RJ); da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan-RJ); e técnicos do setor municipal de Trabalho e Renda. Estiveram presentes empresários dos mais diversos ramos, da indústria ao varejo e prestação de serviço.

                O secretário de Agricultura, Abastecimento, Trabalho e Renda, Dimas Tadeu, destacou. “A nossa finalidade foi apresentar a unidade que a gente tem de Trabalho e Renda no município. Além disso, um dos nosso carros-chefes são as turmas de Jovem Aprendiz, que há seis anos temos desenvolvido junto com o Senai. Fico feliz em ver que estamos no caminho certo, com um quadro positivo de empregabilidade e podendo contribuir com as empresas”, disse.

                Durante o encontro foram destacados os principais serviços oferecidos na área de Trabalho e Renda, entre eles, o Balcão de Empregos do Centro de Atendimento ao Trabalhador (CAT), que atua na captação de currículos de candidatos do município e região. Atualmente, são cerca de 10 mil currículos cadastrados e ativos, incluindo Pessoas com Deficiência, e 500 cadastros atualizados de jovens, entre 14 e 24 anos de idade, em busca do primeiro emprego como Jovem Aprendiz. A oferta de cursos de qualificação profissional e o trabalho de apoio da Sagat a processos seletivos abertos na cidade também foram temas de destaque. 

                Em seguida, a coordenadora operacional de Educação Profissional da Firjan/Senai Niterói-RJ, Tereza Brum, e a analista de relacionamento da gerência de gratuidade do Senac-RJ, Carina Maestrelo, abordaram os modelos de oferta de aprendizagem industrial e suas formas de operacionalização via Senai e Senac. Entre os temas discutidos estiveram, ainda, a legislação vigente e a Instrução Normativa nº 146/2018, do Ministério do Trabalho, que estabelecem e dispõe sobre a fiscalização e cumprimento das normas relativas à aprendizagem profissional, criando uma nova possibilidade para contratação de aprendizes por parte das empresas.

“Eu acho que o grande ponto desse encontro foi a gente poder mostrar o quanto a gente pode capacitar, investir e desenvolver ações em prol da inserção da população no mercado de trabalho”, destacou o gerente da unidade Senac de Cabo Frio, Marcelo Fontolan.

Encerrando o ciclo de palestras, o analista de responsabilidade social da Firjan, Luiz Sérgio Pereira, apresentou as principais diretrizes e oportunidades existentes na área de captação de recursos junto às empresas e às três esferas de governo. “É fundamental que as prefeituras se articulem e façam essas rodas de conversa porque só assim nós geramos novas possibilidades de negócios, novas formas de investimento, além de proporcionar que empresários, secretários e até mesmo agentes da sociedade se fortaleçam e implementem práticas que podem fazer toda a diferença”, salientou o analista.

A gerente do multimercado CostAzul, Cristina Buarque relembrou o processo seletivo promovido pela empresa em parceria com a Prefeitura aldeense, em 2016. “ A Prefeitura facilitou bastante o processo, desde a estrutura de salas para as entrevistas, disponibilizando equipes de funcionários, até o cadastramento de candidatos no CAT. Em menos de 20 dias, nós atendemos 1.150 candidatos em São Pedro da Aldeia. A Secretaria faz um trabalho extremamente profissional”, destacou.

Os interessados em enviar currículos para o CAT devem fazer contato pelo e-mail sagat.oportunidades@gmail.com , junto com a indicação da vaga desejada.  

Também estiveram presentes no encontro o especialista em negócios na área de responsabilidade social da Firjan/Sesi/Senai, Washington Luiz da Cruz; o executivo de contas da área de relacionamento comercial do Senac-RJ, Ricardo Santos; a pedagoga do Senai Niterói, Marcelle Brito; a analista de Mercado e Vendas do SENAI, Adriana Simões; a subsecretária municipal de Agricultura, Abastecimento, Trabalho e Renda, Vanilda Teixeira; a diretora municipal de Qualificação Profissional, Vanusa de Arruda; e autoridades dos municípios de Araruama e Búzios.

]]>

Seu cadastro foi realizado

Mais informações serão enviadas para o e-mail que foi cadastrado 

Agradecemos por participar do Censo LGBTQIA+

As informações coletadas serão importantes para quantificar a demanda de atendimento por parte da Secretaria de Assistência Social para a população LGBTQIA+

Se você deseja fazer um agendamento para atendimento com a nossa coordenadoria LGBTQIA+ Clique Aqui