Secretaria de Educação dá início aos encontros de Formação e aperfeiçoamento docente

A Secretaria de Educação de São Pedro da Aldeia, por meio da Coordenadoria do 1º Segmento do Ensino Fundamental, deu início nesta segunda-feira (11) à Formação e Aperfeiçoamento Docente (FORMAD). Os encontros mensais de formação para os professores do 1º ao 5º ano acontecerão no Centro de Formação Continuada (CEFOR). As coordenadoras da pasta, Daiana Quintanilha e Carmensita Ribeiro, estão acompanhando as reuniões.

O FORMAD tem como objetivo principal contribuir com o aperfeiçoamento profissional dos professores r1 e r2, melhorando a qualidade do ensino e da aprendizagem dos alunos. A formação tem carga horária total de 80 horas, sendo oito encontros presenciais de 4h cada, 35h de atividades práticas, 5h de compartilhamento de experiências e 8h do seminário final.

O foco da discussão do encontro do mês de março foi à organização do trabalho pedagógico, o ambiente alfabetizador, jogos em sala de aula e a proposta curricular. Foi realizado o momento literário “Desculpa-me”, da coleção Pequenas Lições, além de tempestade de ideais e o estudo teórico “A organização do trabalho pedagógico no cotidiano escolar”.

A coordenadora, Daiana Quintanilha, falou sobre a proposta dos encontros. “Eles serão caracterizados pela união de estudos de referenciais teóricos com as práticas bem-sucedidas, desenvolvidas nas salas de aula, sempre levando os professores à reflexão, através de momentos dinâmicos e de compartilhamento de experiências”, explicou.