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Servidores aldeenses recebem capacitação para emissão de IPTU online 2019

Por Raíra Morena em 11/01/2019
Imagem da Notícia: A Prefeitura de São Pedro da Aldeia, por meio da Secretaria de Fazenda, promoveu, nesta quinta-feira (10), uma capacitação com servidores aldeenses para que eles possam emitir as guias online do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) 2019 aos moradores. A partir da próxima segunda-feira (14), os contribuintes poderão retirar seus carnês nas sedes das secretarias de Agricultura, Abastecimento, Trabalho e Renda; Educação; Saúde; Serviços Públicos; Ambiente, Lagoa, Pesca e Saneamento; Urbanismo e Habitação; de Assistência Social e Direitos Humanos; Controladoria Geral; na Guarda Municipal, no Procon, no Instituto de Previdência dos Servidores Públicos do Município de São Pedro da Aldeia (Previspa), na sede do Programa Bolsa Família e nos seis Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) do município. A iniciativa visa descentralizar o serviço e ampliar o acesso da população aos carnês. Participaram do treinamento os secretários de Fazenda, Ronny Cardoso; de Governo, Eronildes Bezerra; o procurador geral, Cristiano Oliveira, e a controladora geral do município, Danielle Prudente, além da secretária adjunta de Cultura, Edlúcia Marques e do subsecretário de Fazenda, Wanderson Carvalho.

A Prefeitura de São Pedro da Aldeia, por meio da Secretaria de Fazenda, promoveu, nesta quinta-feira (10), uma capacitação com servidores aldeenses para que eles possam emitir as guias online do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) 2019 aos moradores. A partir da próxima segunda-feira (14), os contribuintes poderão retirar seus carnês nas sedes das secretarias de Agricultura, Abastecimento, Trabalho e Renda; Educação; Saúde; Serviços Públicos; Ambiente, Lagoa, Pesca e Saneamento; Urbanismo e Habitação; de Assistência Social e Direitos Humanos; Controladoria Geral; na Guarda Municipal, no Procon, no Instituto de Previdência dos Servidores Públicos do Município de São Pedro da Aldeia (Previspa), na sede do Programa Bolsa Família e nos seis Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) do município. A iniciativa visa descentralizar o serviço e ampliar o acesso da população aos carnês. Participaram do treinamento os secretários de Fazenda, Ronny Cardoso; de Governo, Eronildes Bezerra; o procurador geral, Cristiano Oliveira, e a controladora geral do município, Danielle Prudente, além da secretária adjunta de Cultura, Edlúcia Marques e do subsecretário de Fazenda, Wanderson Carvalho.



De acordo com o secretário de Fazenda, Ronny Cardoso, o objetivo é ampliar a oferta de atendimentos de IPTU em todas as secretarias e sedes administrativas ligadas ao Poder Público Municipal. “Esse é um trabalho que estamos desenvolvendo junto às demais secretarias. Desde o ano passado, nós implantamos equipes voltadas para atendimentos externos. Este ano, o prefeito Cláudio Chumbinho determinou que déssemos continuidade a esse projeto", disse.



A capacitação foi conduzida pelo coordenador dos atendimentos externos da Secretaria de Fazenda, Carlos Vitor Malheiros, acompanhado do diretor de Tecnologia da Informação (T.I) da pasta, Leonardo Vital. Ao todo, 35 profissionais, integrantes de setores administrativos, compareceram ao evento. Foram abordados o passo a passo para o lançamento do IPTU, download e impressão dos carnês e as formas de utilização dos parâmetros para a busca de dados do contribuinte. 



A programação teve continuidade no período da tarde, com visitas da coordenação às sedes das secretarias participantes para o suporte presencial. Na próxima segunda-feira (14), os atendimentos para impressão dos boletos de IPTU 2019 terão início nas sedes administrativas das secretarias participantes, de acordo com os horários de expediente de cada repartição. 



Secretário de Governo, Eronildes Bezerra também esteve presente para recepcionar o grupo de servidores no Cine Estação. “Quando pensamos nesse projeto foi com o intuito de facilitar ao máximo para que o munícipe tenha acesso ao seu IPTU. Com esse trabalho, os servidores nos ajudarão a serem gestores dos recursos que entram, para que possamos garantir que em 2019 nós tenhamos êxito no pagamento da folha dos funcionários, na execução dos serviços públicos e outras medidas fundamentais, porque sozinhos não fazemos nada”, afirmou.



Uma das servidoras capacitadas, a agente administrativa da Secretaria de Agricultura, Abastecimento, Trabalho e Renda, Thaís Andrade elogiou a iniciativa. “Essa é uma ação muito significativa da Prefeitura em buscar disseminar novos pontos de atendimento ao público”, disse a profissional.



Ao comparecer à uma das unidades, o contribuinte deve levar documentos, como CPF, além do CNPJ ou do número de inscrição do imóvel. O munícipe terá a opção de pagamento em primeira Cota Única com 10% de desconto (para pagamento até 28/02), em segunda Cota Única com 5% de desconto (para pagamento até 29/03) ou parcelado em até oito vezes com a primeira data de vencimento para 11 de março. Vale lembrar que os atendimentos nas secretarias são restritos à emissão do IPTU 2019. Para casos de negociações de pendências, acordos e regularização de dívidas de anos anteriores, o contribuinte precisará se dirigir à sede da Secretaria de Fazenda, no Centro da cidade.



Este ano, a Prefeitura também levará o serviço de emissão do boleto de IPTU 2019 aos supermercados Atacadão, CostAzul, Tropical e Terê Frutas, das 14h às 20h, a partir da próxima segunda-feira (14). O projeto chegará ainda às escolas municipais. Em condomínios da cidade, a entrega de carnês também já começou a ser realizada pelas equipes de atendimento externo da Secretaria de Fazenda.



O contribuinte que tiver acesso à Internet pode emitir suas guias de pagamento por meio do portal da SEFAZ (http://fazenda.pmspa.rj.gov.br/) e do site oficial da Prefeitura (http://www.pmspa.rj.gov.br). É possível ainda obter as guias no setor de atendimento da Secretaria de Fazenda, localizado na Rua Marques da Cruz, nº 61, no Centro; solicitar por telefone, no número (22) 2621 1559, ramais 229 para IPTU, 267 para Dívida Ativa e 219 para Tributos Mobiliários, ou pelo e-mail sefaz@pmspa.rj.gov.br.