Prefeitura Municipal de São Pedro da Aldeia
Data de Publicação : 05/10/2013 00:14:00 Unidade Intermediária começa a funcionar no Pronto-Socorro de São Pedro da Aldeia Raíra Morena

 

Começou a funcionar no Pronto-Socorro, a Unidade Intermediária (U.I) para atendimento a pacientes graves. A ala fixa, implantada pela Prefeitura de São Pedro da Aldeia através da Secretaria de Saúde, conta com dois leitos e é destinada à internação temporária de pacientes potencialmente críticos, que requerem atenção médica e de enfermagem contínua. A inauguração do serviço contou com a presença dos secretários de Saúde, Vanessa Matalobos; de Governo, Edmilson Bittencourt e de Educação, Cultura Esporte e Lazer, Evaldo Bittencourt, dos subsecretários de Saúde, Paulo Rozaes; Educação, Edlúcia Marques e de Atenção Básica, Rosemeyre Pessanha, da diretora geral do Pronto-Socorro, Leylane Elias, entre outras autoridades municipais e vereadores.



De acordo com a Secretária de Saúde, Vanessa Matalobos, a implantação da unidade faz parte de uma política de humanização do atendimento e do planejamento de investimentos na área de Saúde de São Pedro da Aldeia. “É com muito orgulho que nós estamos inaugurando esse espaço, que vai dar dignidade para esses pacientes que nunca tiveram acesso a esse tipo de serviço em São Pedro da Aldeia. E foi com muito empenho, sob o incentivo e a orientação do Prefeito Cláudio Chumbinho, junto a toda equipe da Secretaria, que nós decidimos realizar esse projeto. O nosso trabalho será oferecer uma boa assistência a esse paciente, estimulando sua rápida recuperação de uma maneira limpa, digna e coerente com a nossa política de trabalho, focada na humanização do atendimento. Estamos muito felizes de poder entregar essa obra à população aldeense”, disse.



Na Unidade serão atendidos pacientes críticos ou potencialmente críticos, com comprometimento de um ou mais dos principais sistemas fisiológicos, com perda da autorregulação, necessitando substituição artificial de funções ou ainda que apresentem potencial risco de agravamento do quadro, que necessitam de assistência e cuidados contínuos.



Todo o espaço físico da unidade, bem como a instalação dos materiais e equipamentos, foi projetado de acordo com as normas e exigências da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), visando a defesa da saúde de pacientes e profissionais envolvidos. Para a obra, foram utilizados pisos especiais de CTI, a janela ganhou vidro com película antivandalismo, resistente a impactos, e toda a pintura da sala foi feita com tinta hospitalar de baixo odor e espectro ativo contra bactérias e fungos. “Adequamos e modernizamos a sala segundo as exigências sanitárias da Anvisa, priorizando o conforto, a segurança e a higiene aos nossos pacientes”, ressaltou a diretora geral do Pronto-Socorro, Leylane Elias.



Ambos os leitos são semiautomáticos e contam com ajuste de posição, grades laterais e rodízios. Os móveis são equipados com monitor cardíaco multiparâmico, respirador mecânico, desfibrilador, equipamento para macronebulização, oxigenioterapia e aspiração a vácuo, bomba de infusão, entre outros materiais específicos destinados ao diagnóstico e terapia. O espaço, totalmente climatizado, conta ainda com ambiente exclusivo para o preparo de medicação e armazenamento de materiais, além de área para expurgo, totalizando cerca de 30 metros quadrados.



A Unidade terá à disposição profissionais de saúde integrantes da equipe plantonista 24h, composta por médico, enfermeiros, técnicos em enfermagem e fisioterapeutas, que farão a avaliação e o cuidado ao paciente grave, com base no Sistema de Classificação de Severidade da Doença. “Para garantir a qualidade da assistência aos casos graves, estamos investindo num treinamento contínuo, intensivo e diferenciado para esses profissionais, tanto no que se refere ao manuseio dos equipamentos, ao preparo de medicação até o atendimento eficiente e humanizado”, destacou a coordenadora geral de enfermagem, Rúbia Dumas.


Moradora do bairro Fluminense há 10 anos, a comerciante Mara Fonseca se mostrou satisfeita com a implantação do serviço. “Parabéns à Prefeitura por essa iniciativa, que vai acrescentar muito para a Saúde de São Pedro da Aldeia. Quando se fala em saúde, todo o investimento feito é muito importante para a população e demonstra a vontade do governo municipal em trazer avanços para a nossa cidade”, disse.


Estiveram presentes à inauguração o coordenador dos postos de saúde, Gustavo Suarez, o diretor geral da Atenção Básica, Bruno Sales, a chefe da Policlínica, Luciana Bueno, o coordenador de Saúde Bucal, Josemar Rodrigues, o coordenador geral de enfermagem do Pronto-Socorro, James Peixoto, os vereadores Franklin da Escolinha, Kaká, Denilson, André de Gilson e Adalberto Amaral, entre outras autoridades municipais.

Coordenadoria de Comunicação
Tel.: (22) 2621-7316 - Email: ascom@pmspa.rj.gov.br
www.pmspa.rj.gov.br